Os Dez Mil Fenômenos não possuem Natureza Verdadeira

Esta é uma carta do Mestre Yin Kuang escrita para o leigo Kao Shao-lin.

Com a sua carta, soube que nos dias recentes você este engajado em cultivações sinceras, se autoexaminando, consertando seus caminhos e seguindo o passo dos sábios, sem desejo pela fama vazia. Estou realmente feliz por isso!

Para seguir os passos dos Budas e sábios e escapar do Nascimento e Morte, você deve primeiro desenvolver uma atitude de vergonha e arrependimento, abandonar os maus caminhos, realizar ações sadias, manter os preceitos e praticar auto-domínio. Você deve ter como alvo a Verdade e praticar suas habilidades máximas. Caso contrário, haverá engano dentro de engano. Assim, compreender o Dharma não é difícil; prática é a dificuldade real! Muitas pessoas inteligentes apenas verbalizam, mas falham em praticar. Eles, então, desperdiçam uma vida inteira, arruinando uma visita à montanha de jóias e retornando de mãos vazias. Que lamentável! Seus pensamentos deludidos se exaltam descontrolados pois não são sinceros em manter o pensamento correto. Se eles apenas concentrassem em em nenhum reino, pensamentos deludidos seriam convertidos em "visão correta" [1]. Portanto, como diz o seguinte:

Se o rei governa sabiamente, rebeldes e bandidos tornar-se-ão como seus próprios filhos; se governa imprudentemente, até seus amigos mais próximos tornar-se-ão seus inimigos.



Mestre Yin Kuang, reformador da tradição Terra Pura 

 [1] Visão correta: saber que o objetivo da prática é escapar do Nascimento e Morte e alcançar a Budeidade, não renascer como ser celestial ou seres humanos privilegiados. Isto é o contrário de "Sabedoria delusória".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renascimento no budismo

Para iluminar a mente

Versos de originação do desejo de salvar a todos os seres sencientes