Para iluminar a mente

Iluminar a mente


Há incontáveis portais de acesso ao Dharma: o importante é iluminar a mente. Dos portais essenciais para iluminar a mente, nenhum se iguala ao recitar o nome do buda Amida.
Quando você dispor de tempo vago de suas leituras e escritas, ou quando sua mente estiver turbada, sente-se tranquilamente e recite o nome de Amida. Isto é benéfico.
Quando sua atenção plena está em Buda, a atenção difusa se retira e para. Com a mente vazia, objetos estão repousados: o que você fará com este sutil prodígio?
Espero que você não negligenciará isto de modo leviano.


Terra Pura e métodos Zen


Há muitos modos de se entrar na Senda, mas por franqueza e simplicidade, nenhum se equipara a recitar o nome de Amida.
O método do nenbutsu através da recitação do nome do buda Amida traz salvação àqueles de capacidades elevadas, e alcança o mais lento e parvo. Ou seja, é a Senda que alcança o alto e o baixo. Não trema nem se confunda pelas visões vulgares [que a Terra Pura é apenas para aqueles de capacidades menores].
Desde tempos antigos, os veneráveis adeptos [da escola Zen] ensinaram as pessoas a contemplar os tópicos de meditaçãoo [kōan], a despertar o sentimento de dúvida, e assim proceder ao grande despertar. Alguns contemplam a palavra “Não”. Alguns contemplm “As miríades de coisas retornarm ao uno: a que o uno retorna?”. Os tópicos de meditação são variados, e há bastantes.
Agora tentarei compara [os métodos Zen e da Terra Pura].
Tome por exemplo o kōan “As miríades de coisas retornarm ao uno: a que o uno retorna?”. É muito similar ao kōan “Quem é o que recita o nome de Amida?” Se você libertar-se deste “quem”, então você não precisará questionar a mais ninguém à quem o uno retorna: você compreenderá espontaneamente.
Isto é precisamente o que os antigos queriam falar quando diziam que aquele que recita o nome de Amida e deseja estudar o Zen não deveria se concentrar em nenhum outro tópico de meditação a não ser este.
Recite o nome de Amida várias vezes, acenda a luz ao seu redor e se observe: quem é que recita o nome de Amida? Se você colocar sua mente nisto, sem se esquecer, sem nenhuma ajuda, após um longo tempo você certamente terá um insight.
Se você não pode fazer isto, tudo bem apenas recitar o nome de Amida. Mantenha sua atenção partindo do buda, e o buda partindo de sua atenção. Quando sua atenção plena de buda culminar, sua mente se esvaziará: você obterá a resposta e se conectará com a Senda, e buda aparecerá em sua frente. 

Mestre Zhù Hóng (1535-1615)





Zhù Hóng


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renascimento no budismo

Versos de originação do desejo de salvar a todos os seres sencientes

Da prática