Bases para a leitura de Sutras
O que está escrito nos sutras do grande cânone não é mais do que disciplina, concentração e sabedoria.
Ao ler as escrituras, há dois tipos de erros. Um erro é se agarrar no texto literal e perder os princípios internos.
O segundo erro é reconhecer os princípios, mas não aplicá-los a sua própria mente, então você desperdiça tempo e as transforma em causas de embaraço.
Se você puder compreender totalmente a prática da disciplina, concentração e sabedoria, isto é, por si só, chamado, nos escritos do grande cânone, de constantemente cumprir de momento a momento e ser plenamente atento em relação aos milhares de milhões de volumes de sutras.
Yùn Qī Lián Chí |
Devemos também reconhecer que esta disciplina, concentração e sabedoria são equivalentes ao método de recordação do buda. Como assim?
Disciplina significa prevenção a más ações. Se você for capaz de praticar a prática de evocação do buda incondicionalmente, o prejudicial não ousará entrar - esta é a disciplina.
Concentração significa eliminar o dispersante [característica de mente comum]. Se você, incondicionalmente, praticar a evocação do buda, a mente não terá nenhum outro objeto - esta é a concentração.
Sabedoria significa percepção clara. Se você contemplar o som do nome de buda com cada sílaba distintamente, e também contemplar que aquele que é atento e aquele que é o objeto da atenção são, ambos, intangíveis - esta é a sabedoria.
Assim a evocação de buda é disciplina, concentração e sabedoria. Qual a necessidade de seguir textos literalmente ao ler as escrituras?
O tempo passa rapidamente, a vida não permanece firme para sempre. Espero que todos vocês façam do trabalho da prática da Terra Pura sua tarefa urgente. Não pense que o que eu digo é falso e falhe em dar atenção.
Mente não-nascida
Resposta à Tung Hsüng-yang Tsung-po de Hu-chou
A mente é basicamente não-nascida: ela nasce quando condições causais se juntam. A mente, basicamente, não morre: ela morre quando condições causais se dispersam. Parece existir nascimento e morte, mas fundamentalmente não há ir ou vir.
Se você entender isto, então estará em paz durante o nascimento e morte - sempre imóvel, sempre consciente.
Se você ainda não pode compreender isto, então você deve abandonar inteiramente sua existência pessoal, e continuamente recitar a frase "Homenagem ao Buda Amitabha" procurando renascer na Terra Pura.
Mesmo que condições causais não tenham terminado e sua vida não estiver terminada, recitar o nome do Buda repetidamente será benéfico. Disse um antigo:
O método de recitar o nome do Buda é a vida eterna dos imortais dourados [divindades Taoístas].
Aos chefes de família
A vida humana: mães e filhos, maridos e esposas. Uma família e dependentes de alguém só estão lá [nesta família] devido a relações de fatores causais de vidas anteriores. Temporariamente se juntam, mas no fim acabam se separando. Isto não é, por si mesmo, triste nem doloroso. O que é triste e doloroso é passar uma vida em vão, sem estar consciente do buda, sem praticar a recordação búdica.
Hoje simplesmente abandonemos as miríades de embaraços, acendamos a luz ao nosso redor e que ela reflita.
A evocação do buda é a coisa mais importantes da vida. Não há mais o que dizer sobre isso. Apenas preocupa-te em purificar tua atenção plena no buda.
Enquanto recitas o nome do buda (nenbutsu), medite claramente em cada sílaba. Está sério em cada momento: não deixa nenhum pensamento falso se misturar. Toda manhã e toda noite, enquanto te inclinas à frente da imagem de buda, faze o mais sincero voto de procurar o nascimento na Terra Pura.
Se persistires nisto durante tua vida até o momento à beira da morte, a atenção plena correta surgirá perante ti espontaneamente, e renascerás na Terra Pura da Suprema Bem-Aventurança do Buda Amida, renascerás transformado no Mundo do Tesouro do Lótus, eternamente liberto de todo sofrimento.
Textos de Yùn Qī Lián Chí, 8º patriarca da Terra Pura da Era Míng, século XVI [1535-1615].
Treinou como monge nas tradições Chán [Zen] e Terra Pura e enfatizava a observação estrita da disciplina monástica, participação ativa dos leigos na vida budista e a prática conjunta do Chan e Terra Pura.
Comentários
Postar um comentário