Atenção Plena

Um Momento de Atenção Plena


 Ao leigo Liu Lo-yang de Su-chou

   Por muito tempo eu respeitosamente lhe estimulei a devotar-se à recitação do nome do buda e procurar o nascimento na Terra Pura.
   Esta Senda é a mais original e mais sutil e maravilhosa. E também a mais simples. Por ser simples, aqueles de grande inteligência a negligenciam.
   Nascimento e morte não estão separados um único momento de atenção plena. Consequentemente, todas as miríades de ensinos e métodos mundanas e supra-mundanas (transcendentes) não estão separadas de um único momento de atenção plena.
   Exatamente agora tome este momento de atenção plena e esteja consciente do buda, lembre-se do buda, recite o nome do buda. Quão próximo e perspicaz! Que energia essencial pura, tão sólida e real! Se você não se enganar ao ver de onde surge a atenção plena, este será o Amitabha de nossa natureza intrínseca. Este é o sentido do patriarca vindo do Oeste, [osentido do Zen].
   Mesmo se você não despertar, você se beneficiará do poder da atenção plena [do buda], você renascerá na Terra da Suprema Bem-Aventurança. Eliminando nascimento e morte “horizontalmente” [com o renascer na Terra Pura de Amitabha], não estando sujeito à existência cíclica, e no fim você despertará para a grande iluminação.
   Meu prezado ancião, espero que você coloque de lado as miríades de coisas lhe prendendo e recite o nome do buda mantendo sua atenção no buda vinte e quatro horas por dia. Esta é minha esperança para você.


Onde está a realidade?


Ao leigo P’eng Chün-chü de Chinag-yin

   Poucas pessoas vivem mais de setenta amnos - quanto tempo nossas vidas podem durar? Agora nesta hora tardia [da nossa vida], é melhor você colocar de lado todas as suas preocupações e ver através deste mundo. É como uma peça. Onde está a realidade?
   Apenas passe o tempo com um som: “Buda Amitabha”. Faça do mundo da suprema bem-aventurança o seu lar. [Pense consigo mesmo]: “Se eu recitar o nome do buda e praticar a rememoração do buda agora, mais tarde eu nascerei no Paraíso Ocidental. Que fortuna!” Gere grande alegria e pare de se sentir oprimido e aflito.
   Se você encontrar coisas que não ocorrem do jeito que você deseja, imediatamente encaminhe sua mente para este som único, o nome do buda, e rapidamente se foque em recitá-lo. Vire a luz [para a fonte da sua atenção] e reflita de volta. [Pense] “[Na essência] eu sou um habitante do mundo do Buda Amida. Por que então eu tenho as mesmas opiniões e consciência de pessoas mundanas, criando sentimentos de raiva e alegria um após o outro?”
   Recite o nome do buda com uma mente única. Este é o calmo e abençoado portão do Dharma da grande liberação para pessoas que vivem na sabedoria.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renascimento no budismo

Versos de originação do desejo de salvar a todos os seres sencientes

Da prática