Dez Dúvidas sobre a Terra Pura

Dez dúvidas sobre a Terra Pura pelo Patriarca Tiantai Zhiyi


浄土十疑論

天台大師智顗

Mestre Zhiyi, patriarca da escola Tendai
Questão 2

Todos os fenômenos são vazios por natureza, sempre não-nascidos, iguais e imóveis. Não estaríamos indo contra esta verdade quando abandonamos este mundo, buscando renascer na Terra da Bem-Aventurança? O Sutra (Vimalakirti) ensina que "para renascer na Terra Pura, você deve primeiro purificar sua própria Mente; apenas quando a Mente estiver pura, as terras búdicas serão puras". Não estariam os seguidores da Terra Pura indo contra esta verdade?


Resposta

Esta questão envolve dois princípios e podem ser respondidos em dois campos.

(A) No campo do Geral, se você acredita que buscar o renascimento na Terra Pura significa "deixar o aqui e buscar o lá", e isto é, portanto, incompatível com a Verdade da Similitude, você não está cometendo o mesmo erro agarrando-se a este Mundo Saha e não buscando renascer na Terra Pura, isto é, "deixar o aqui e agarrar o lá"? Se, por outro lado, você disser que "Não estou nem buscando renascer lá, nem desejo permanecer aqui", você cairá no erro do Niilismo.

O Sutra do Diamante declara:
"Subhuti, ... não tenha tal pensamento. Por quê? Porque aquele que desenvolve a Suprema Mente Iluminada não advoga a (total) aniquilação (das marcas dos dharmas)." 

(B) No campo do Específico, a partir do momento que você levantou a verdade do Não-Nascimento e da Mente Pura, eu gostaria de fazer a seguinte explicação.

Não-Nascimento é precisamente a verdade do Não-Nascimento. Não-Nascimento significa que todos os dharmas são falsos agregados, nascidos de causas e condições, sem uma Natureza-Própria. Portanto, eles não possuem uma "natureza de nascimento" ou um "tempo de nascimento" reais. Por meio de análise, eles não vêm realmente de lugar algum. Portanto, é dito que eles possuem Não-Nascimento.

Não-Morte significa que, desde que os fenômenos não possuem Natureza-Própria, quando ele são extintos, não podem ser considerados mortos. Por não terem lugar real para retornar, é dito que estão não extintos (Não-Morte).

Por esta razão, a verdade do Não-Nascimento (ou Não-Nascimento Não-Morte) não podem existir fora dos fenômenos comuns  que são sujeitos ao nascimento e morte. Portanto, Não-Nascimento não significa buscar renascer na Terra Pura.

O Tratado sobre o Caminho do Meio declara:
"Dharmas (fenômenos) são nascidos de causas e condições. Eu digo que eles são, consequentemente, vazios. São também chamados falsos e fictícios, e isto também é a verdade do Caminho do Meio." 

E também:
"Dharmas não são nem nascidos espontaneamente nem surgem de outros. Eles não nascem nem juntos nem separados das causas e condições. É dito, portanto, que possuem Não-Nascimento."
O Sutra Vimalakirti declara:
"Embora ele saiba que as Terras Búdicas / São vazias como os seres viventes / Ele continua praticando (o Dharma d) a Terra Pura / para ensinar e converter homens"
  E também:
"Podemos construir mansões à vontade em terra vazia, mas é impossível construir no meio do espaço vazio."
Quando os Budas ensinam, geralmente fiam-se às Duas Verdades (última e  convencional). Eles não destroem as individualidades fictícias, provisórias dos fenômenos enquanto revelam suas verdadeiras características.

E por este motivo que o sábio, enquanto zelosamente empenha-se para renascer na Terra Pura, ao mesmo tempo compreende que a natureza do renascimento é intrinsecamente vazia. Este é o verdadeiro Não-Nascimento, e também o significado de "apenas quando a Mente é pura, as Terras búdicas também serão puras".

Os tolos e ignorantes, por outro lado, estão aprisionados no conceito de nascimento. Ao ouvirem o termo "Nascimento", entendem como um nascimento físico efetivo; ao ouvirem "Não-Nascimento", prendem-se ao sentido literal e acreditam que não há renascimento em lugar algum. Nem ao menos apercebem-se que "Nascimento é precisamente Não-Nascimento, e Não-Nascimento não impede Nascimento".

Por não compreenderem este princípio, provocam discussões, caluniando e depreciando aqueles que buscam renascer na Terra Pura Ocidental. Que grande erro! Eles são culpados por vilipendiar o Dharma e pertencem à classe de externalistas deludidos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renascimento no budismo

Para iluminar a mente

Versos de originação do desejo de salvar a todos os seres sencientes